segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Novos grupos para a viagem em busca da aurora boreal

Amigos,
com grande prazer estou acabando de finalizar 2 novas expedições ao Ártico norueguês  para o ínicio do próximo ano. Mal posso esperar a hora de sentir novamente o ar puro e gelado do Extremo Norte junto a todos os participantes. Desde já estou torcendo para que peguemos bom tempo, muitas estrelas e aurora no céu. Este início de 2012 tem tudo pra ser fantástico, estamos no pico do ciclo solar, alguns cientistas acham que 2012 será o ano com a aurora boreal mais intensa dos ultimos 50.

                                                                 danieljapor@gmail.com


Pelo contato que tenho com alguns locais de Tromso, a temporada da aurora boreal já começou com tudo, dando espetáculo, desde o meio de setembro.

A procura foi muito grande para a saída do dia 29 de janeiro e, para não deixar muita gente de fora, formamos um grande grupo de 25 pessoas. Por causa disso foi disponibilizada a ida de mais um assistente, com larga experiência em expedições,  para buscarmos dar toda a atenção aos participantes. Por outro lado, o grupo do dia 8 está menor, não sendo necessária a ajuda do assistente.

Embora não seja preciso dizer, deixo claro a todos que a aurora boreal é um fenômeno natural que para ser observado exige dois requisitos:  tempo aberto sem muitas nuvens (quanto mais estrelado melhor) e boa atividade de radiação dos ventos solares (elétrons que saem do sol e formam a aurora ao se chocarem com os átomos de alta atmosfera). Como me disse um cientista da Tniversidade de Tromso, "A Aurora é um doce sopro vindo do sol".

 Por esse motivo não se pode afirmar com exatidão que teremos grandes espetáculos da aurora, pois depende desses fatores. Entretanto, com o formato planejado para a viagem (10 dias em 2 das melhores regiões de incidência do fenômeno no planeta),  com saídas diárias de caçada à aurora em veículos por várias regiões distintas, fugindo das nuvens após pesquisas meteorológicas que serão feitas a cada dia, pode-se dizer que as chances de termos show de luzes no céu são muito grandes.

TROMSO

Nosso primeiro destino é a cidade de Tromso, a qual fica no extremo norte da Noruega,  cerca de 400 km além do círculo polar ártico. Nesta cidade buscaremos entrar em contato com as luzes do norte diáriamente, todas as noites.

Como funciona a caçada à aurora boreal:

Por todos os dias que estivermos em Tromso irei sugerir ao grupo se reunir no lobby do hotel às 18 hs para sairmos nos veículos que serão guiados por mim e por meu assistente. Sairemos da cidade, das luzes, dos postes e viajaremos uma media de 40 km (80 km ida e volta). Dependendo da cobertura de nuvens pode ser bem mais, as vezes menos, até pararmos em locais pré estabelecidos para que possamos ver a aurora, fotografar e curtir o momento. Muitas vezes as luzes do norte demoram a aparecer, sendo necessário esperar com tranquilidade até o show começar. A aurora é uma "lady exigente".... Essas mini viagens deverão durar uma média de 4 horas, podendo ser bem mais caso o grupo queira ou precise. Deixo claro que estaremos a serviço do grupo o tempo inteiro e o horário de retorno ficará sob critério de todos.

Levaremos equipamento para fotografar os participantes com a aurora boreal mas, caso queiram levar seu próprio equipamento, poderei ensinar as técnicas para fotografar o fenômeno.
________________

                                                                  danieljapor@gmail.com


Acomodação e serviços em Tromso.

Chegarei na cidade junto com o grupo, à noite, sendo necessário que me aguardem alguns minutos na frente do aeroporto até que eu possa pegar os veículos para fazer o traslado de todos ao Hotel.

Teremos um micro onibus para 16 passageiros e uma Sprinter para 10 pessoas (ou 2 carros para 5 pessoas) por todo o período em que estivermos na cidade.

7 noites no Hotel SCANDIC TROMSO, 4 estrelas, com café da manhã.

____________

OUTRAS ATRAÇÕES

Como já foi dito Tromso é uma cidade jovem, universitária e com ar cosmopolita. Possui uma pequena estação de ski que funciona inclusive à noite, museus, bares, boates, diversos pubs, shopping, fast food, etc...

Seguem abaixo algumas atrações interessantes da cidade:

Polaria Museum

Museu Polar muito interessante sobre o Artico, a fauna, antigas expedições polares, tendo até um grande aquario e cinema 180º com projeções sobre os polos.

Catedral do Artico
De arquitetura arrojada, é a catedral mais ao norte do planeta.


Teleférico
O teleférico leva ao topo de uma montanha vizinha a Tromso na qual se tem uma visão espetacular das montanhas, da cidade abaixo e dos fiordes.

*eu no topo da montanha do teleférico sobre Tromso.
                                                                 danieljapor@gmail.com

Planetário de Tromso




Por fim poderemos combinar de fazer passeios de carro durante o dia conhecendo os pequenos vilarejos entre os fiordes ou mesmo passar um dia em uma pequena cidade da Finlandia a cerca de 150 km de Tromso.

___________________

LONGYEARBYEN (ILHA DE SVALBARD, ARQUIPÉLAGO DE SPITSBERGEN, POLO NORTE)

Após 7 noites em Tromso voaremos rumo ao Polo Norte, para a Ilha chamada Svalbard que possui uma pequena cidade com cerca de 1800 habitantes -  Longyearbyen.

Esta ilha é extremamente polar, chegando aos 80º de Latitude,  ficando a cerca de 2 horas de voo após o término da Escandinávia. Sua cidade é o ponto habitado mais ao norte do planeta. Para se ter uma ideia, antes de pousarmos na ilha sobrevoaremos - por muito tempo - a calota de gelo do polo norte que pode ser avistada da janela do avião.

                             *Foto tirada do avião sobre a calota de gelo polar - rumo a Svalbard
                                                                     danieljapor@gmail.com

Ao chegarmos faremos o traslado ao Hotel Radisson Blu Polar.
Encravada no extremo do Ártico, terra dos ursos brancos,  tudo se faz a pé em Longyearbyen, tendo pouco mais do que 5 ruas. Em caso de incidência de aurora boreal o ideal é reunir o grupo e caminhar por 15, 20 min até um local bem escuro, ao fim da cidadela, para observarmos as luzes. Não é recomendável e mesmo proibido nos afastar demasiado da cidadela sem guias locais portando armas de fogo, sob risco de contato com ursos polares. Embora saibamos que raramente eles vêm até a cidade, todo cuidado é pouco e não iremos correr risco algum. Longyearbyen oferece diversos serviços como um grande supermercado, freeshop, pubs, loja de bebidas sem imposto, perfumes, 2 pequenos shoppings.

Segue abaixo uma foto de nosso HOTEL RADISSON BLU POLAR, 4 estrelas 



Passeios extras - Longyearbyen possui diversas agências de turismo (pequeno porte) que oferecem os mais variados passeios como trenó, moto de neve, caminhadas usando sapatos especiais (raquete de neve), visita a cavernas de gelo. A reserva poderá ser feita no local para aqueles que quiserem e os preços variam muito, dependendo do tipo de passeio e duração. São passeios inesquecíveis!

                                               * Eu na caverna de gelo

A ilha de Svalbard tem a geografia similar a da Antártica e, por ser um local onde o  gelo permanece sob a terra o ano inteiro, não possui arvores, é a Tundra Ártica. Repleta de geleiras, mar congelado e com a penumbra com o sol pouco abaixo da linha do horizonte, apresenta uma paisagem azulada  por varias horas durante o dia. É um lugar surreal....
 Longyearbyen é bastante frio, podendo chegar facilmente abaixo de - 20 c, portanto é necessário se abrigar bem e serão apenas 3 dias.



                                                                        danieljapor@gmail.com
___________

RETORNO

Por fim faremos um voo de Longyearbyen para Oslo pela SAS Airlines, pernoitaremos no hotel do Aeroporto para o voo de regresso na manhã seguinte e chegando ao fim de nossa viagem em grupo.
____________

ROUPAS PARA O FRIO

Assim que chegarmos a Tromso teremos um grande shopping de artigos esportivos e roupas para o frio - bem próximo ao nosso hotel - que, em janeiro, possuem descontos de até 70%, o que torna esses ítens muito mais baratos que no Brasil.

É isso, por enquanto. Qualquer dúvida que tiverem por favor fiquem à vontade para perguntar.

Abraços

Daniel

segunda-feira, 18 de julho de 2011

AURORA BOREAL NO ÁRTICO





PRÓXIMA EXPEDIÇÃO RUMO À AURORA BOREAL - JANEIRO 2012



Oi, fiquei muito gratificado com o retorno que estou tendo após o programa de ontem no FANTÁSTICO. Muitos tem me procurado pelo email para saber mais sobre nossa próxima expedição ao Ártico e, por isso, vou deixar um roteiro resumido.
_________
Para aqueles que quiserem, apenas, ver algumas fotos e comentários sobre a Expedição PLANETA EXTREMO do fantástico, é só rolar a página, encontra-se em post anterior
__________

Gostaria de  esclarecer a todos os interessados na nova viagem que, embora a expedição feita com a Globo tenha sido bastante radical, em lugares ermos e afastados, normalmente isso não se repete em nosso roteiro convencional. Com isso, quero tranquilizar e deixar claro que nossa expedição é feita com o objetivo de levar o grupo a ter o contato direto com a aurora boreal, no maior número de dias possível, de forma totalmente segura, sem transtornos e com todo o conforto necessário.

A data de saída ainda não está fechada mas deverá ser no dia 29 de janeiro próximo para que – mesmo sem o sol acima do horizonte - possamos pegar uma boa luminosidade durante os “dias”. Dessa forma teremos penumbra por algumas horas do dia, como uma luz azul iluminando a neve, fenômeno conhecido como "Polar Night" e, durane a noite,  a possibilidade de muita aurora ....

Este ano de 2012 vai ser um dos melhores para se observar a aurora graças ao pico do ciclo solar. A hora é essa!

A viagem terá 12 dias de duração, sendo 10 em terra já que 2 desses dias serão em voos. O roteiro seguirá a seguinte cronologia:

1º Dia – Voo Brasil x Noruega

2º Dia ao 8º Dia – CIDADE DE TROMSO (CAPITAL MUNDIAL DA AURORA BOREAL) – Estadia em Hotel 3 ou 4 estrelas com café da manhã.
Saídas diárias durante a noite - todas as noites - a partir das 18 horas, para pequenas viagens em busca da aurora boreal. Esses deslocamentos serão feitos de carro, para as melhores regiões distantes das luzes dos postes, da cidade e em diversas direções pré estabelecidas pelo guia. Sempre buscando fugir das nuvens em caso de tempo fechado e após pesquisas meteorológicas. Em média essas pequenas viagens em estradinhas de neve são de 100 km (ida e volta), podendo chegar até 300 km (ida e volta).

8º Dia ao 11º Dia – CIDADELA DE LONGYEARBYEN – ILHA DE SVALBARD (local habitado mais ao norte do Planeta)
Estadia em Hotel com café da manhã.

Nesta cidadela não precisaremos de grandes deslocamentos de carro para avistar a aurora, basta termos tempo aberto que com uma leve caminhada encontramos locais escuros o suficiente para avistar o fenômeno com nitidez.
Neste local será possível fazer, à parte, diversos tipos de passeios turísticos com os guias locais como: Passeios de trenó, visitas à cavernas de gelo, passeio de moto de neve, trekking com raquetes de neve, etc... Caso haja interesse posso reservar para os passeios junto aos guias locais com antecedência ou mesmo na nossa chegada. (os valores desses passeios não estão incluso no preço de nossa viagem)
Qualquer dúvida estou a inteira disposição!
Um abraço
Daniel

domingo, 3 de julho de 2011

Minha expedição com a TV GLOBO para o especial PLANETA EXTREMO

Pra quem não viu o Fantástico de ontem, seguem os videos:



PARTE 1 DO PROGRAMA

PARTE 2 DO PROGRAMA:




para quem quiser olhar algumas fotos e ver o relato é só conferir o Post anteiror.


Espero que tenham gostado....

sábado, 12 de fevereiro de 2011

AS EXPEDIÇÕES RUMO A AURORA BOREAL - PLANETA EXTREMO - 2011


Os caçadores da Aurora Boreal







email contato: danieljapor@gmail.com

Neste início de 2011 fiz 2 expedições para o Artico. O resultado foi excelente, melhor do que o esperado e com muita Aurora Boreal no céu....

O objetivo inicial era formar um grupo de viajantes brasileiros para vermos juntos a Aurora neste início de 2011. Mas, o jornalismo da Rede Globo, através do Reporter Clayton Conservani, teve conhecimento do projeto e se interessou em filmar um programa sobre o assunto para o especial PLANETA EXTREMO que irá ao ar em julho no FANTÁSTICO!

Dessa forma fiz duas viagens, uma dando consultoria com a equipe de reportagem e a outra com o grupo de viajantes que se formou a partir do Blog.

A PRIMEIRA VIAGEM

Junto a equipe do PLANETA EXTREMO, chegamos ao Artico no dia 8 de janeiro, eramos 6 pessoas. Filmamos nas cidades de Tromso, Alta (hotel de gelo) e na isolada Ilha de Svalbard (o pedaço de terra habitado mais ao norte do mundo). As filmagens acabaram no dia 23 daquele mês e o programa irá ao ar no Fantástico somente no meio de 2011.

A equipe foi dirigida pelo reporter Clayton Conservani e pelo experiente produtor Claudio Marques. Para filmar a Aurora, algo tão técnico e difícil, contamos com os repórteres cinematográficos Ari Jr., Fábio Brandào e Claudio Carneiro. Em 2 semanas no Artico norueguês e após muita caçada a equipe conseguiu filmar as luzes do norte por diversos dias e locais diferentes. Em Tromso nos deslocamos de carro para os melhores lugares nos arredores - em Svalbard utilizamos o trenó. O cinegrafista Ari Jr conseguiu filmar a Aurora em High Definition com uma camera de filmagem convencional, de uma forma que não havia sido feita anteriormente.

As luzes do norte dançavam entre as montanhas, fortes, nítidas, pareciam que podiam ser agarradas com as mãos.

Em todas as formas, a mais espetacular era quando tremulava em movimentos curtos - como um teclado de piano - rodopiando lentamente sobre nossas cabeças. Assim ficava por horas, fazendo com que nos sentissemos em uma platéia que tinha o céu como o palco onde ocorria o maior show de beleza natural do planeta.

Foi um verdadeiro espetáculo nos céus, uma experiência única e um grande trabalho da Equipe do Clayton Conzervani que, cada vez mais, se solidifica como o mais radical e espetacular reporter cinematográfico do Brasil
__________

A SEGUNDA VIAGEM

Após as filmagem com a equipe da Globo retornei a Oslo e aguardei durante 3 dias a chegada do tão esperado grupo de brasileiros que eu só conhecia por esse blog, pelo email e através do MSN. Fazia muito tempo que nos comunicávamos mas pessoalmente eu não conhecia ninguém.

No dia 26 de janeiro nos encontramos em Oslo e percorremos o roteiro exato que havia sido proposto no ultimo post desse Blog - um pouco diferente do roteiro seguido pela reportagem.

Fomos para a cidade de Tromso, Ilhas Lofoten e Svalbard.

A segunda expedição teve dificuldades para encontrar a Aurora Boreal no início mas, após muita espectativa, tivemos alguns dias com as luzes com força máxima e tão fortes que tornaram a viagem inesquecível para todos.

Assim como havia sido feito com a equipe da Globo, por todo o período organizamos uma verdadeira caçada à Aurora Boreal, saindo das luzes da cidade, tentando fugir do tempo fechado, dirigindo pelas pequenas estradas de neve e gelo, parando em locais desertos e isolados onde eu já sabia serem propícios para ver o fenômeno. Em um dos dias, inclusive, fomos até a pequena uma cidade à cerca de de 150 km de Tromso, já dentro de território Finlandês.

Ao chegarmos no arquipelago de Svalbard, nos ultimos 4 dias de viagem, nosso grupo encontrou a cidadezinha mais polar, ao norte e isolada do mundo com o céu completamente aberto, estrelado e límpido. Parecia tudo perfeito...Temperatura média de 22 graus negativos durante o breve dia e a longa noite. Em um dos dias tivemos a mínima de 27 negativos...

Nosso Hotel era distante do "centrinho" mas sua localizaçao isolada e sem luz por perto era perfeita para avistarmos as luzes da Aurora sem termos a necessidade de andar mais do que 200 metros para ficar no escuro total. Tudo conspirava a favor e não deu outra...

A mais bonita Aurora Boreal apareceu para o grupo dois dias consecutivos. Nem para mim que tinha mais experência e que já tinha visto as luzes tantas vezes imaginava que poderia ser algo tão espetacular...

Seguem algumas fotos da expedição de filmagem junto com a equipe do PLANETA EXTREMO e captadas pelo cinegrafista Fabio Brandão.













Hotel de Gelo








O trenó em Svalbard - arquipélago de Spitsbergen



A caverna de gelo



Os links da GLOBO.COM que acompanharam e divulgaram a viagem:

http://globoesporte.globo.com/platb/claytonconservani/2011/01/12/o-1%C2%BA-encontro/#comments

http://globoesporte.globo.com/platb/fabiobrandao/2011/01/14/planeta-extremo-uma-paixao-e-uma-boa-ideia/


http://globoesporte.globo.com/platb/claytonconservani/2011/01/13/o-2%C2%BA-encontro/#comments

http://globoesporte.globo.com/platb/claytonconservani/2011/01/15/ciencia-e-magia-no-ceu-do-artico/#comments


Fotos da viagem do grupo formado pela net - Fotos minhas e de Egnaldo Costa:




















ILHAS LOFOTEN





ARQUIPÉLAGO DE SVALBARD - SPITSBERGEN






É isso! O meu objetivo é organizar novas expedições e levar cada vez mais brasileiros ao Artico Noruegues para que possamos desfrutar da maior beleza natural da Terra. Um novo grupo está em formação e estou a disposição de todos os possíveis interessados em embarcar nessa aventura..


Abraços


Daniel Japor Garcia