Os caçadores da Aurora Boreal
email contato: danieljapor@gmail.com
Neste início de 2011 fiz 2 expedições para o Artico. O resultado foi excelente, melhor do que o esperado e com muita Aurora Boreal no céu....
O objetivo inicial era formar um grupo de viajantes brasileiros para vermos juntos a Aurora neste início de 2011. Mas, o jornalismo da Rede Globo, através do Reporter Clayton Conservani, teve conhecimento do projeto e se interessou em filmar um programa sobre o assunto para o especial PLANETA EXTREMO que irá ao ar em julho no FANTÁSTICO!
Dessa forma fiz duas viagens, uma dando consultoria com a equipe de reportagem e a outra com o grupo de viajantes que se formou a partir do Blog.
A PRIMEIRA VIAGEM
Junto a equipe do PLANETA EXTREMO, chegamos ao Artico no dia 8 de janeiro, eramos 6 pessoas. Filmamos nas cidades de Tromso, Alta (hotel de gelo) e na isolada Ilha de Svalbard (o pedaço de terra habitado mais ao norte do mundo). As filmagens acabaram no dia 23 daquele mês e o programa irá ao ar no Fantástico somente no meio de 2011.
A equipe foi dirigida pelo reporter Clayton Conservani e pelo experiente produtor Claudio Marques. Para filmar a Aurora, algo tão técnico e difícil, contamos com os repórteres cinematográficos Ari Jr., Fábio Brandào e Claudio Carneiro. Em 2 semanas no Artico norueguês e após muita caçada a equipe conseguiu filmar as luzes do norte por diversos dias e locais diferentes. Em Tromso nos deslocamos de carro para os melhores lugares nos arredores - em Svalbard utilizamos o trenó. O cinegrafista Ari Jr conseguiu filmar a Aurora em High Definition com uma camera de filmagem convencional, de uma forma que não havia sido feita anteriormente.
As luzes do norte dançavam entre as montanhas, fortes, nítidas, pareciam que podiam ser agarradas com as mãos.
Em todas as formas, a mais espetacular era quando tremulava em movimentos curtos - como um teclado de piano - rodopiando lentamente sobre nossas cabeças. Assim ficava por horas, fazendo com que nos sentissemos em uma platéia que tinha o céu como o palco onde ocorria o maior show de beleza natural do planeta.
Foi um verdadeiro espetáculo nos céus, uma experiência única e um grande trabalho da Equipe do Clayton Conzervani que, cada vez mais, se solidifica como o mais radical e espetacular reporter cinematográfico do Brasil
__________
A SEGUNDA VIAGEM
Após as filmagem com a equipe da Globo retornei a Oslo e aguardei durante 3 dias a chegada do tão esperado grupo de brasileiros que eu só conhecia por esse blog, pelo email e através do MSN. Fazia muito tempo que nos comunicávamos mas pessoalmente eu não conhecia ninguém.
No dia 26 de janeiro nos encontramos em Oslo e percorremos o roteiro exato que havia sido proposto no ultimo post desse Blog - um pouco diferente do roteiro seguido pela reportagem.
Fomos para a cidade de Tromso, Ilhas Lofoten e Svalbard.
A segunda expedição teve dificuldades para encontrar a Aurora Boreal no início mas, após muita espectativa, tivemos alguns dias com as luzes com força máxima e tão fortes que tornaram a viagem inesquecível para todos.
Assim como havia sido feito com a equipe da Globo, por todo o período organizamos uma verdadeira caçada à Aurora Boreal, saindo das luzes da cidade, tentando fugir do tempo fechado, dirigindo pelas pequenas estradas de neve e gelo, parando em locais desertos e isolados onde eu já sabia serem propícios para ver o fenômeno. Em um dos dias, inclusive, fomos até a pequena uma cidade à cerca de de 150 km de Tromso, já dentro de território Finlandês.
Ao chegarmos no arquipelago de Svalbard, nos ultimos 4 dias de viagem, nosso grupo encontrou a cidadezinha mais polar, ao norte e isolada do mundo com o céu completamente aberto, estrelado e límpido. Parecia tudo perfeito...Temperatura média de 22 graus negativos durante o breve dia e a longa noite. Em um dos dias tivemos a mínima de 27 negativos...
Nosso Hotel era distante do "centrinho" mas sua localizaçao isolada e sem luz por perto era perfeita para avistarmos as luzes da Aurora sem termos a necessidade de andar mais do que 200 metros para ficar no escuro total. Tudo conspirava a favor e não deu outra...
A mais bonita Aurora Boreal apareceu para o grupo dois dias consecutivos. Nem para mim que tinha mais experência e que já tinha visto as luzes tantas vezes imaginava que poderia ser algo tão espetacular...
Seguem algumas fotos da expedição de filmagem junto com a equipe do PLANETA EXTREMO e captadas pelo cinegrafista Fabio Brandão.
Hotel de Gelo
O trenó em Svalbard - arquipélago de Spitsbergen
A caverna de gelo
Os links da GLOBO.COM que acompanharam e divulgaram a viagem:
http://globoesporte.globo.com/platb/claytonconservani/2011/01/12/o-1%C2%BA-encontro/#comments
http://globoesporte.globo.com/platb/fabiobrandao/2011/01/14/planeta-extremo-uma-paixao-e-uma-boa-ideia/
http://globoesporte.globo.com/platb/claytonconservani/2011/01/13/o-2%C2%BA-encontro/#comments
http://globoesporte.globo.com/platb/claytonconservani/2011/01/15/ciencia-e-magia-no-ceu-do-artico/#comments
Fotos da viagem do grupo formado pela net - Fotos minhas e de Egnaldo Costa:
ILHAS LOFOTEN
ARQUIPÉLAGO DE SVALBARD - SPITSBERGEN
É isso! O meu objetivo é organizar novas expedições e levar cada vez mais brasileiros ao Artico Noruegues para que possamos desfrutar da maior beleza natural da Terra. Um novo grupo está em formação e estou a disposição de todos os possíveis interessados em embarcar nessa aventura..
Abraços
Daniel Japor Garcia