quinta-feira, 21 de maio de 2015

AURORA BOREAL NA NOITE POLAR - DEZEMBRO 2014

No mês de dezembro passado não tínhamos nenhum grupo organizado para embarcar....

Embora eu já tivesse tido a experiência de buscar a aurora boreal em uma época sem a luz do sol em 2006, estava sozinho, nunca tinha levado qualquer grupo nesta época, mesmo com tantos anos levando pessoas em busca das luzes.


Tínhamos acabado de viajar com 2 grupos de outono, com muita aurora em ambos, como descrevi nos 2 posts passados aqui no blog. A procura de pessoas querendo viajar em fevereiro e março também era enorme, estávamos lotados.... Mas, para dezembro, realmente não havia nada planejado....



Eu e a aurora boreal em dezembro

Por outro lado o Gustavo, de Brasília, me mandava email toda semana perguntando sobre a possibilidade de embarcarmos naquele mês, mesmo sem a luz do sol, pois era sua única data disponível. Após uma longa troca de emails, concordei em fazer um roteiro diferente, mais curto, sem a Ilha de Svalbard que fica 24 horas escura nesta época, mas com uma semana buscando as luzes em Tromso.  

Eu, Gustavo, a Daniela Magalhães, e família embarcamos em um pequeno grupo, totalmente particular, outra novidade para mim. 

A região de Tromso, no norte da Noruega, fica sem a presença do sol de 27 de novembro até o dia 15 de janeiro, ou seja, quase 2 meses sem aparecer sobre o horizonte. Iríamos chegar na cidade bem no meio deste período de "noite polar".



Noite polar no norte da Noruega

A "noite polar" em Tromso, fotos acima e abaixo,  na verdade, é também chamada de "noite polar azul" por seus moradores. Isso se dá por que, embora o sol não apareça, ele fica um pouco abaixo da linha do horizonte de 10 da manhã até cerca de 2 da tarde,  formando uma penumbra surreal e fantástica, como luz negra de boate, deixando a neve fluorescente.

A luz fluorescente sobre Tromso

Ao contrário da Ilha de Svalbard que nessa época fica um breu, 24 horas, em Tromso pode-se ver a paisagem, as montanhas e fiordes por algumas horas, mesmo sem vermos o sol,  como se observa nessas fotos.

Em uma semana buscando a aurora boreal na região de Tromso e Kilpisjarvi, norte da Finlândia, pudemos vê-la por 5 noites. Mais um sucesso absurdo em matéria de visualização, como aconteceu por toda a temporada.

Logo na primeira noite em 16 de dezembro que, ao mesmo tempo era o dia do meu aniversário, ela apareceu para nós. Foi um presentão e uma noite inesquecível.

 Eu e minha aurora boreal de aniversário

No dia em que estávamos isolados no chalé da Finlândia com o tempo completamente fechado, estudei a radiação que chegava na Terra e percebi que veríamos uma grande aurora boreal caso conseguíssemos tempo aberto, sem nuvens.



índice Bz, outra variante que nos ajuda a prever a aurora, estava para o sul, mostrando grande atração eletromagnética. Eu precisava achar tempo aberto de qualquer forma e, segundo a pesquisa, talvez encontrasse uma janela de céu estrelado cerca de 80 km dali...

Saímos do chalé em direção à Skibotn, borda com a Noruega, com uma nevasca caindo sobre a estrada, dificultando dirigir mesmo em baixíssima velocidade...


Após cerca de 1 hora na estrada o céu começou a se abrir,  exatamente como esperado, e conseguimos achar uma espécie de buraco nas nuvens, mais uma vez.


Foi uma noite fantástica, entre os pinheiros no alto de uma colina,  no meio do nada... 

Abaixo algumas fotos e um video, meus e da Daniela Magalhães que, mesmo em sua primeira viagem em busca da aurora, conseguiu tirar excelentes fotos.



Mais algumas fotos:



  Aurora sobre o vilarejo de Grtofjord

Viajar em dezembro e ficar uma semana sem ver a luz do sol foi uma grande experiência e nos mostrou que cada mês, de setembro à março, pode ser excelente para vermos as luzes, cada um com sua peculiaridade. A noite polar é linda, traz um sentimento de paz e isolamento, é muito diferente de tudo...




Obrigado por nos acompanhar, em breve atualizo o Blog com as viagens seguintes de fevereiro e março. Para quem tiver interesse em embarcar conosco neste roteiro e trabalho pioneiros em nosso país, por favor mandar um email para contatogeotrip@gmail.com

Conheça nosso site: www.geotrip.com.br

Abs

Daniel Japor

sexta-feira, 8 de maio de 2015

AURORA BOREAL EM TODOS OS DIAS DA VIAGEM - OUTUBRO

 Olá pessoal, tivemos diversos grupos em sequência neste outono/inverno - de setembro até março.  Acabei fazendo seis grandes viagens no total, com muita correria, por esse motivo acabei não atualizando o Blog como pretendia.

Tivemos nesta temporada - mais uma vez - resultados espetaculares em relação a visualização da aurora boreal, mostrando-nos que nossa experiência acumulada, ano a ano, viagem a viagem, tem nos ajudado muito nesta missão.

O resultado de nossa viagem do mês de outubro foi o mais incrível  entre todas as nossas dezenas de grupos até hoje.  Em 9 noites no Ártico pudemos ver a aurora boreal todos os dias, sem faltar nenhum, algo muito raro, dificílimo de acontecer. Ainda mais se levarmos em conta que em 2 dessas 9 noites tivemos a radiação formadora da aurora boreal em níveis extremos, com o campo magnético da Terra carregado de energia e auroras inacreditáveis.

Outro detalhe que tornou esta viagem única foi a presença da Malu, uma menina que tinha acabado de fazer 2 aninhos, nossa primeira criança buscando a aurora desde que começamos neste trabalho há tantos anos.  Quanta sorte a da Malu....

Espero poder levar meu filho Theo, de 5 anos, em setembro deste ano. Se ele tiver metade da sorte da Malu, ficarei muito feliz!!

Na foto abaixo, nossa mini caçadora de auroras boreais com o pai.



Nesta outra vemos a Malu com os pais, comigo e uma baita aurora atrás:



Já na primeira noite, chegamos na cidade de Tromso com o tempo completamente fechado. Após algumas pesquisas pude perceber que se dirigisse uns 150 km para o sul, talvez encontrasse uma janela de tempo aberto. Assim fizemos e deu certo, logo na primeira noite encontramos a aurora cheia de energia, como mostra a foto abaixo do amigo Alexandre Manhães que já havia viajado conosco em outra ocasião e decidiu voltar.



Continuamos vendo a aurora boreal todos os dias, sempre buscando fugir das nuvens.

Na foto abaixo se pode ver parte de nosso grupo de 16 brasileiros, mais a Malu, chegando na Finlândia com o tempo completamente fechado. Neste mesmo dia ele acabou melhorando, as nuvens foram embora às 8 da noite e a aurora apareceu com força total...



 Nosso chalé em Kilpisjarvi, norte da Finlândia antes de escurecer...


O mesmo lugar algumas horas depois, com o tempo aberto e uma linda aurora boreal sobre nosso chalé.  :)


Na foto abaixo eu apareço bem pequeno fotografando a aurora em cima do gelo de um lago congelado. Esse ano o frio chegou cedo....



A aurora sobre a estrada que liga o norte da Finlândia ao norte da Noruega. Conhecida também como rota da aurora boreal.



Abaixo o amigo Davi, pai da Malu, na noite onde passamos horas isolados na estrada mágica sem que víssemos um carro sequer.




Aurora Boreal sobre o lago Kilpisjarvi, Finlândia.



Parte de nosso grupo contemplando as luzes em uma noite inesquecível para todos:



Estrada Mágica, fria, isolada, silenciosa mas cheia de luzes no céu...




Lago congelado abaixo:




Quando a aurora boreal se forma bem acima no céu, chama-se aurora corona, ou coroa da aurora. Sempre que vemos a aurora sobre nossas cabeças ela dança e se movimenta mais rápido. Se estiver intensa e forte como esse dia o visual é incrível. Fica muito difícil encontrar palavras para descrever essa explosão de luz que balançou sobre nós...









                                                      Abaixo, eu e a aurora boreal... :)


Em nosso ultimo dia de viagem em Tromso, antes de partirmos para a Ilha de Svalbard, tivemos outra noite fantástica, a segunda com a aurora extrema.  Por horas as luzes dançaram sobre a praia no oceano ártico, acabei tirando centenas de fotos e fazendo até um filme em timelapse, abaixo:

BASTA CLICAR PARA ABRIR O FILME....


Muito cansados após horas desfrutando das luzes,  decidimos ir embora com a aurora ainda no céu, estávamos satisfeitos e muito cansados. No caminho de volta para o hotel, eu dirigia vendo as luzes do lado de fora do parabrisa quando de repente algo me chocou.  Uma luz de aurora boreal surgiu tão forte, tão nítida, que freei o micro ônibus imediatamente. Não dava para perder um segundo...

Paramos e saltamos em meio à uma lombada da estrada,  não dava tempo de procurar um local normal para estacionar.... Descemos correndo, eu gritava para esquecerem as fotos, os tripés e saíssem logo para que aproveitássemos aquele momento impressionante.

Uma espécie de tubo gigante de luz forte em 3 cores, tão nítido que parecia ser rígido e com textura, rodava desde o horizonte no oceano até o outro lado da montanha ao longe. Como um cabo gigante de teleférico em movimento, ou algo parecido, rodando, com as 3 cores em forma de corrente, com seus elos de luz perfeitos... Assustador!!!

Mesmo com tantos anos podendo ver a aurora boreal, tendo as mais variadas experiências, eu nunca havia visto nada parecido!!  Não tiramos foto deste momento extremo que durou cerca de 10 minutos mas guardamos no coração.

Abaixo outras fotos do Alexandre, na mesma noite, mostrando a aurora bem em cima de nossas cabeças...






Aurora sobre o oceano Ártico:




A imagem abaixo sintetiza um pouco o que são nossas viagens e nossos grupos.  Momento de felicidade e realização em volta da fogueira.








É isso pessoal, de forma resumida espero ter passado um pouco de nossa experiência na viagem de outubro e em breve irei atualizar o Blog com mais fotos e relatos das viagens seguintes de dezembro, janeiro, fevereiro, março....

Para quem tiver interesse em participar de nossos grupos de setembro até março, todos os anos, basta mandar um email para:

contatogeotrip@gmail.com

Um abraço

Daniel Japor